Xpressivo Lírico é autor, compositor literário, intérprete, produtor musical, locutor de rádio, organizador de eventos e CEO da label Alternativa Music. Está no activo desde o ano 2000 e é o maior impulsionador da Cultura Hip-Hop na zona centro de Portugal.



Em 2005 actuou ao vivo na tour «Portugal Hip-Hop Stars» partilhando o palco com os maiores nomes do hip-hop português e francês, como Sam The Kid, Regula, Nigga Poison, DJ Nel Assassin, DJ Bomberjack, DJ Kronik e Explicit Samurai.




"Xpressivo Lírico e Valete nos estúdios da Alternativa Music em Leiria"


Em 2010 fez a sua primeira internacionalização no Luxemburgo actuando juntamente com MCs da Bélgica, Holanda, Alemanha, França e Luxemburgo.



Em 2012 fez locução na Rádio Dom Fuas, nas frequências 100.1FM e 98.5FM onde apresentou o programa «Movimento Zona Centro» onde divulgou o Hip-Hop da zona centro. Na mesma rádio ainda apresentou o programa «Urban Vibes» onde deu relevo à esfera urbana musical. Na Rádio 94FM apresentou o programa «Radio Blaze» numa abordagem DJ Set.



Entre 2007 e 2012 organizou o evento semanal «Zona Centro Sessions» e o festival «4 Vertentes» onde promoveu o Graffiti/Bodypaint, Breakdance, MCs e DJs no Castelo de Leiria, no Mercado de Sant'Ana e em diversos espaços de excelência na cidade de Leiria.



Em 2014, Xpressivo Lírico disponibiliza o conteúdo lírico das suas obras em Língua Gestual Portuguesa, possibilitando ao público com surdez, compreender as composições literárias que compõe.



Também participa em eventos de acção social em orfanatos, internatos, instituições sociais, escolas e prisões.



No seu currículo conta também com várias presenças televisivas em vários programas da RTP1, RTP2, RTP ÁFRICA, SIC, SIC INTERNACIONAL, SIC NOTÍCIAS, PORTO CANAL e STPTV.



Fundador da Arena League, Primeira Liga Multi-Batalhas em Portugal, Xpressivo Lírico internacionaliza o evento em 2017 com edições no Luxemburgo, acompanhado pela sua banda Xpressão Lírica.



A 17 de Junho de 2017, no rescaldo da tragédia de Pedrogão Grande, Xpressivo Lírico intervém com o tema «Portugal De Luto» dedicado às vítimas.


Xpressivo Lírico - Portugal De Luto (Pedrógão Grande)
Ver Videoclip


A 15 de Outubro do mesmo ano, Xpressivo Lírico compõe a homenagem «Pinhal Real» depois do desaparecimento de 80% do Pinhal de Leiria.

Xpressivo Lírico - Pinhal Real (Pinhal De Leiria)
Ver Videoclip




A letra do tema "Pinhal Real", homenagem ao Pinhal de Leiria, foi objecto de análise e estudo na Alemanha, pelos alunos que frequentam o Curso de Língua e Cultura Portuguesas na Grundschule Sandbach, na Erich-Kästner-Schule de Maintal, na Grundschule Pestalozzi de Hofheim, na Grundschule Harheim e na Grundschule Miltenberg pela mão da Professora Carla Guerreiro.





Mensagem da autoria de Célia Inácio, dirigida a Xpressivo Lírico:

"Bom dia! Sou responsável de uma Fundação Corporativa, Fundação Ageas, e não posso deixar de partilhar consigo a ação de Reflorestação do Pinhal do Rei que decorreu na sexta-feira dia 9 de Março. O tempo estava péssimo e não sabíamos se os mais de 180 colaboradores convidados teriam a força de plantar pinheiros de baixo de chuva... mas a sua canção em homenagem ao Pinhal do Rei tocou e inspirou o coração de cada um! As suas palavras "Um dia vais renascer, tu não vais ficar assim, Levo sementes para regar e a Humanidade atrás de mim,[…] Eu farei o que eu puder para que te safes desta, Sozinho não consigo, mas há sempre alguém que ouça, Tu vais voltar a crescer, muito mais verde e com mais força!”. Nesse dia, foram 180 pessoas que ouviram e foram atrás de ti plantar 5.000 pinheiros em 3 hectares para ver renascer, mais verde, o Pinhal do Rei! Grata pela tua canção inspiradora. Queria tornar pública esta minha mensagem, mas não é possível propor uma publicação no teu FB. Podes ver as fotos aqui:https://www.facebook.com/FundacaoAgeas/?ref=bookmarks"




Em 2018, Xpressivo Lírico é convidado pela Associação de Futebol de Leiria para escrever um tema sobre o ''Saber Estar'' no futebol. Das boas práticas do fair-play e do sentimento patriótico de apoio à Selecção Nacional em ano de Mundial, o autor volta a homenagear as conquistas dos títulos europeus das Selecções de Portugal nas mais diversas modalidades.

Xpressivo Lírico - Infantes (Official Music Video)
Ver Videoclip


Xpressivo Lírico compôs a 16 de Outubro de 2017, o tema "Pinhal Real" onde fez uma homenagem histórica ao Pinhal de Leiria com 8 séculos de existência (ver em https://youtu.be/ndLvN4cnmAc ). Em tempo record deslocou-se ao terreno para a realização do videoclip, onde ainda se pode ver o fumo real da área ardida. Este tema teve repercussão televisiva na RTP1 e TVI, assim como nas playlists das mais variadas rádios nacionais e inclusivamente a composição literária de "Pinhal Real" foi objecto de estudo em escolas alemãs (ver em www.xlzonacentro.com ). Em 2018, os profissionais de Língua Gestual Portuguesa do Agrupamento de Escolas D. Dinis em Leiria, convidam Xpressivo Lírico pela mão de Joana Cabral, para a interpretação do tema em Língua Gestual Portuguesa. As Professoras Joana Cabral, Helga Magalhães, Diana Costa e Ana Margarida Pires juntamente com as intérpretes Ana Tavares e Manuela Barreto apresentam a 15 de Novembro de 2018 o tema ao vivo no Agrupamento de Escolas D. Dinis em Leiria, no âmbito do Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa.
Xpressivo Lírico - Pinhal Real (Língua Gestual Portuguesa)
Ver Videoclip


Para a maioria do público, Xpressivo Lírico é considerado o maior impulsionador do movimento Hip-Hop na Zona Centro devido ao seu altruísmo que o levou a partilhar os seus discos, estúdios, palcos e emissões de rádio com:

Estúdios Alternativa Music
Snipez, Guto, Proz, Anix, Preacher, Bit Killa, Sofia, Fizé, Majestic, Mike D, Jota, Ay, Don Falcon, Ruze, Ramirez, DNS, Ricky, Vipe, MK, Mixstereo, Phattar Mak. Sadyko, Vince, Sully. Verso, Rato, LC, Nelinho, SG, Vany, Tapion, Heap, W, Mine, MCMB, Dem P, DNT, Helena Raquel, Soraya, Ana Silva, Loki, Piloco, Raro e Rimer.

Festivais 4Vertentes, Zona Centro Sessions, Emissões de Rádio e Discografia de Xpressivo Lírico
Código Lusitano (Cantela, Pepe e Castor), Afroskuad (Mak, Elkin e Dinho), Isopanos (Steryoo, Snake.E, Erick e I.V.M), Preachers Of Poetry (Xpressivo Lírico, Bit Killa, Preacher), Axe e Barril, 5°a Vertente (Snipez, Dude, Rato e LC), Aliança Verbal (Micka Da Snipa e Jotta), Talasnal (Friman, Udja, MDS e Dark), DJ Alfa, Dinin, Consumido, Scorp, Asgar, DNS, DJ J-Peg, Kaly, Q-Pid, Último Piso (Strata G, Dréz, Trial, Sub-X, DJ Masta J), U.D.S. (Secta, Joka, D-Flush, Panqueca), F.B.I. (CTT, Panini), Skilla, GH e Beator, Markez 236, Mortex, Fubu Beatbox, Drumbox (Xtigas e Dude), Cacau e Fonseca, Mind, Happy, SG, Browils, Rullez, DJ Tombo, Urbanfusion Dance, Projecto à Parte, Gael, Visão Perfeita, Nelly Dance School, Kores 270, Rome, Zela, Miguel Romero, Cb3 Conex, Poeta Rebelde, 3a Divisão, Slyser, Kooltuga, NAD, Metafórico, Código Sonoro (Mixstereo, Kosmin, Viciado), TNB, Tibe Family, Entronka Gs, DJ Sasi, SBT2, Bomberline, Popi, S.U.N, DJ Score, Mixel, Mabro, DJ Leat, C-one e Kaox.

Arena League
Galleno, DJ DirtyHandz, Number Onne, Duz, BC, Alex Oliveira, PRG, Hoplord, Jokoz, Tilhon, Kilah, DNS, SK, Jay Seven, Sully, VM Shot, Convicto, Ezmane, None, DK, Milka, DJ 90 Cutz, Rubz, G, Ten, Skel, Rizz, Pibxis, Ítrio, Kazymba, Loukutor, Keno, Hipnose, Raro, Incomun, TZ, Afro, Kaká, Van, Drey Musquera, Xaman, Roldão, Vince, Sadyko e Steps.


Em janeiro de 2019, Xpressivo Lírico apresenta o videoclip do tema "Pisces", filmado nas praias de S. Pedro de Moel e da Figueira da Foz. Nascido em março, Xpressivo Lírico faz a alusão ao seu signo astrológico compondo um tema introspectivo em cima de um instrumental nocturno onde podemos ouvir elementos marítimos. Para além das composições literárias a que já nos habituou, podemos ouvir o autor a declamar a sua poesia e desta vez também a cantar no refrão. O tema conta também com a participação da cantora arménia Armine Khachykyan e foi captado, misturado e masterizado pelo próprio Xpressivo Lírico nos estúdios da Alternativa Music, selo que assina as suas produções audiovisuais.
Xpressivo Lírico - Pisces (NOVO VIDEOCLIP)
Ver Videoclip



Em fevereiro de 2019, Xpressivo Lírico apresenta o videoclip do tema " Borboleta Branca", filmado no Castelo de Almourol, Tomar e Vila Nova da Barquinha. Este tema também conta com a participação da cantora arménia Armine Khachykyan. Em Português e em Inglês, "Borboleta Branca" faz a retrospectiva de uma memória na vida do compositor, acompanhada pelo real cenário histórico da acção.
Xpressivo Lírico - Borboleta Branca (NOVO VIDEOCLIP)
Ver Videoclip



Ainda em fevereiro de 2019, Xpressivo Lírico apresenta o videoclip do tema ''Virgo''. Filmado no Mosteiro da Batalha, também com a participação da cantora arménia, Armine Khachykyan. ''Virgo'' é composto por Xpressivo Lírico, captado, misturado e masterizado nos estúdios Alternativa Music, selo que assina as produções audiovisuais do compositor literário. O tema retrata o amor, como se de uma batalha histórica se tratasse. As metáforas históricas são recorrentes nas obras de Xpressivo Lírico, assim bem como o património monumental nacional como cenário dos seus videoclipes.
Xpressivo Lírico - Virgo (NOVO VIDEOCLIP)
Ver Videoclip



Em março de 2019, Xpressivo Lírico escreve o tema "Histórico". O autor, dividido entre a Segurança Privada no Castelo de Leiria e a Licenciatura em História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, conjuga nesta composição literária metáforas históricas e militares, explicando o que o motiva a escrever, lançando também farpas para a indústria musical. Filmado na Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, Rio Mondego, Igreja de Santo António dos Olivais, Conchada, Castelo de Montemor-o-Velho e no Mosteiro de Santa Maria de Seiça, o vídeo é estreado a 4 de Março, data do aniversário de Xpressivo Lírico.
Xpressivo Lírico - ''Histórico'' (NOVO TEMA)
Ver Videoclip



A 5 de Maio de 2019, Xpressivo Lírico estreia no seu canal do YouTube, o tema "São". No dia da mãe, a memória de Maria da Conceição é homenageada numa composição literária que reconstitui o seu assassinato. Sérgio Braga e Jorge Fernandes, filhos de "São", participam no audiovisual acompanhados por Luana Pimentel. Este tema intervém contra a violência doméstica, sensibilizando todos os filhos a conservarem e a valorizarem as suas mães, na perspectiva de que nada é eterno.
Xpressivo Lírico - ''São'' (NOVO TEMA) Dia da Mãe
Ver Videoclip



Em 2017 é composto o tema "Portugal De Luto" da autoria de Xpressivo Lírico, dedicado às vítimas, bombeiros, militares e população de Pedrógão Grande, Avelar, Castanheira de pera, Figueiró dos vinhos, Nodeirinho, Escalos Fundeiros, Pampilhosa e Góis. Em Junho de 2019, Joana Conde e Sousa, Rafaela Cota Silva, Cláudia Valadares, Helena Marques, Sandra Faria e Joana Biscaia interpretam o conteúdo lírico para Língua Gestual Portuguesa.
Xpressivo Lírico - Portugal De Luto (LGP) Homenagem às Vítimas dos Incêndios de 17 de Junho
Ver Videoclip



No final de agosto de 2019, Xpressivo Lírico estreia o tema "Memorial" no seu canal oficial do YouTube. Escrito, captado e misturado por Xpressivo nos estúdios da Alternativa Music em Leiria, a masterização conta com a colaboração de João Santiago (Submarine Sound Studios). Realizado por Xpressivo Lírico, o vídeo foi rodado no Castelo de Pombal, Castelo de Porto de Mós, Ponte da Boitaca na Batalha, Praia da Nazaré, 4Ever Bar em Coimbra e nos Estúdios da Alternativa Music em Leiria. "Memorial" conta com a participação dos câmeras André Vazão, André Gadomskyi, Belarmino N. António e Bruno Ferreira. Nele figuram: a Miss Portuguesa Açores 2016 e Miss Turismo Portugal 2017, Juliana Fagundes; o Mestre de Jiu-Jitsu Neto Ventura (Mestre de Xpressivo Lírico) e o colega Ruan Bremer; elementos do selo discográfico "Alternativa" Proz, Guto, Snipez, Majestic Homie, Ay, Mauro e ID. "Memorial" é um tema motivacional e inspirador para a luta e alcance do reconhecimento, tantas vezes bloqueado pelas editoras majors, pelos meios de comunicação social e pela falta de critérios de avaliação do público em geral. As composições literárias da autoria de Xpressivo Lírico fazem parte do memorial que o autor deseja deixar em vida.
Xpressivo Lírico - Memorial (Novo Videoclip)
Ver Videoclip